sexta-feira, setembro 01, 2017
- blog.bdcomics.pt - 

"Traço" é um evento temático sobre a Cultura do Desenho realizado no Forte da Graça (Elvas) durante uma semana intensa de workshops e master classes com artistas conceituados e rodeada de inúmeras exposições de Desenho.

Tendo a sua génese num primeiro encontro nacional de Urban Sketching, rapidamente extravasou toda a Cultura do Desenho para um festival de cariz internacional.O "Traço" tem vindo a crescer, aumentando a qualidade e número de visitantes (edição de 2016 com mais de 7000 visitantes). Este crescimento significou a mudança de designação de festival de desenho de Elvas para festival de desenho do Alentejo. Esta edição decorrerá em Outubro em Elvas e Castelo de Vide.

O Traço pretende mostrar o Desenho como uma forma Cultural de expressão que tem inúmeras valências artísticas e funcionais. Está (ou deveria estar) sempre presente todos os dias através da visão. É instrumento poderoso de análise no cultivo da atenção do saber olhar e na melhoria da memória visual: Ver pelo desenho... reparar no que nos rodeia.

A experiencial do evento anterior revelou-se de muito sucesso ao nível dos workshops com jovens e população estudantil, complementado a formação nesta área curricular, ajudando a colmatar a diminuição de horas letivas nesta área curricular.

A edição de 2017 contará com a presença de vários desenhadores de qualidade e importantes nas várias áreas. Neste sentido as promotoras do evento, A "AIAR" (raia ao contrário) e a "ADC" (Associação de Desenvolvimento pela Cultura), lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar a financiar o "Traço' 17". Para contribuir clicar AQUI.

Partilhar :

{ 0 comentários... ler em baixo ou comentar }